Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A necessidade de um bom mapeamento

Qual mestre nunca se sentiu perdido na hora de improvisar uma aventura? Grande parte recorre para o velho "Matar e Pilhar" em uma caverna, masmorra, castelo abandonado e coisas do tipo, mas montar um mapa pode ser uma tarefa e tanto para aventuras de última hora. Por isso mesmo, eu vos apresento Dave's Mapper.

Esse site é um criador de mapas aleatórios muito interessante. Além de criar mapas de uma hora para outra, a forma como é feita - um tanto quanto caótica - impede que o mesmo mapa seja criado mais uma vez. Além disso, as funcionalidades desse site são inúmeras. Você pode gerar: cavernas, cidades, masmorras, terrenos abertos, naves espaciais, cortes laterais. E, o mais interessante: o desenho do mapa é feito em um estilo bem "old school", simulando um desenho num caderno. De qualquer forma, quando você não gostar de algum mapa que tiver gerado, basta clicar infinitamente, até sair algum que seja do seu interesse.

O site é uma mão na roda, não apenas para os mestres improvisadores, mas mesmo para aqueles - e creio que mais especialmente para esses - que preparam aventuras com antecedência. Uma última informação: o site é inglês, mas não se preocupe se você não conhece a língua do Tio Sam as funções são praticamente intuitivas, e qualquer botao que você apertar, dá para entender com facilidade para que serve. Aqui vão alguns exemplos de mapas gerados pelo site:




2 comentários:

  1. Realmente um mapa faz muita diferença no jogo em certos momentos! E é mt bom pro mestre tb, pq evita q o jogador passe a perna tentando mudar de lugar no mapa pra melhorar a ação ou salvar a vida.
    Quem nunca fez isso?! xD

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela indicação, sem dúvidas será útil!

    ResponderExcluir