Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

João & Maria: Roladores de Dados

NÃO CONTÉM SPOILERS 

Falaê Aventureiros e Nerdaiada!

Antes de qualquer coisa, abra este vídeo aqui e deixa o som rolando enquanto vc lê, ok?
Música

Hoje saí aqui em BH, dando um passeio com meus pais que vieram me fazer uma visita, e resolvemos ir assistir João e Maria - Caçadores de Bruxas.

Se você é um fanboy chato que acredita q os blockbusters são td uma porcaria comercial, vaza que este n é seu lugar. Mas se vc é um apreciador do cinema em qualquer uma de suas formas, vamos continuar.

Fui obviamente pensando em um filme com pouca conversa e muita porrada. Dito e feito, MUITO bem feito, pra ser bem sincero.

- O filme já começou me ganhando assim que eu senti aquela essência musical do glorioso Hans Zimmer. Ponto pra mim, realmente era ele. Não como compositor mas como produtor executivo. FODA-SE! se algo tem Hans Zimmer em sua trilha sonora, caia de cabeça sem medo de se arrepender. Ele não faz trilha pra lixo. (Se alguém achar algum filme ruim que o Zimmer tiver produzido a trilha, favor postar aqui pq eu não conheço).


Dá uma bitokinha, dá?!
- Em segundo lugar, a escolha pela figura caricata das bruxas clássicas ao invés de optar por mulheres maravilhosas e sedutoras. Elas são tão horrendas que chega a dar um certo mal estar. Elas pra mim são como as propagandas da Benetton, se ficar olhando muito tempo vc para de pensar na vida e fica raciocinando sobre aquilo.



E é bem por este caminho que iremos caminhar neste Post.
Alguém aqui já teve contato com nosso maravilhoso sistema de RPG nacional chamado Daemon?
Os clássicos livros Trevas e Arkanun  trazem cenários obscuros, repletos de ocultismo puro e bruto, com uma atmosfera de fragilidade humana mostrando "o quanto estamos fudidos nesta guerra entre céu e inferno".
Eu, como um fã do rpg Trevas/Arkanun, não pude deixar de notar diversos pontos no filme e relacionar com o rpg.

Todo o cenário do filme é EXTREMAMENTE clássico. 
As cidades, florestas, lagos, TUDO nele é clássico. Te faz realmente mergulhar num conto infantil ao mesmo tempo q te injeta uma ação violentíssima (vai por mim. não é sempre q vc vê pessoas explodindo), e uma atmosfera de tensão com o horror das bruxas que assombraram sua infância.


A única bruxa bonita consegue ser horrenda. (ela esta linda aí, sério)
Onde eu quero chegar com este post?
1º: Veja o filme. Vale muito a pena. A trama é simples, mas é envolvente, os personagens são carismáticos, a fotografia, a impecável trilha sonora e a maquiagem/figurino são de alto nível. O 3D pela PRIMEIRA vez realmente valeu a pena pra mim. As coisas realmente voam encima de vc!

2º Se você é um fã de Trevas/Arkanun ou Vampiro: A Idade das Trevas, o filme será uma obra super inspiradora. É difícil descrever com exatidão este grande acerto cinematográfico no melhor estilo blockbuster. Além do cenário, figurino e as bruxas, as magias, equipamentos, tecnologia das armas, é tudo muito bem feito. É uma dica perfeita para quem gosta de colocar um pouco mais de dinamismo e ação em suas campanhas (Não recomendo para jogos que usam quadriculados - D&D. Perderia toda a ação da coisa).

Existem pontos no filme que, qualquer mestre de RPG no estilo clássico de terror/ação (medieval) ficará boquiaberto e com um sentimento de nostalgia. 

Mestres e jogadores de RPG Terror/Ação, aproveitem enquanto é tempo. Não é sempre que se pode apreciar uma obra RPGística como esta.

Abração do Hobbit!



5 comentários:

  1. Ainda não acredito que tive a chance de ver esse filme em 3D e deixei passar achando q era ruim
    ''¬¬
    Tomara q ele fique no cinema por mais 2 semanas!

    ResponderExcluir
  2. Falando em arkanun, vc ja viu o jogo RPG de computador dele? super antigo, mas se vc quiser posse te dar, o meu eh original, nunca consegui passar da primeira parte (2 motivos)

    1º era pequeno e a primeira parte eh complicada, com o jogo todo em ingles, alem de serem nascessarias cerca de 40 horas reais de jogo (se vc for foda) pra passar dela
    2º depois meu pai formatou o pc e eu nunca mais consegui instalar o jogo (tenho q tentar de novo)

    a interface do jogo lembra "Diablo II" mais ou menos
    mas ta ai Éric, um jogo antigo e original pra vc de graça XD (espere ate julho, estou em Taiwan)

    ResponderExcluir
  3. E aí cara!
    Então Vitor, o Arkanun q vc falou não é o mesmo q eu citei heheheheheh.
    O que eu falei é um RPG de autor brasileiro. não há jogo de pc relacionado a ele e tal.

    mas valeu pela dica.^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk de boa, eu nen lembro direito de como eh o jogo, ta na gaveta ja faz anos.
      mas ta de pé, caso vc queira (e tenha pasciência) eu posso te dar o jogo
      (...)
      agora q fui pesquisar, o nome do jogo eh com "c" e "m" (Arcanum)
      ta ai uma pagina da wikipedia falando dele:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Arcanum:_Of_Steamworks_and_Magick_Obscura

      Excluir