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quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Climatização e Ambientação da Campanha (Parte 3)

Falaê aventureiros!

Neste post eu vou finalizar esta parte tão importante para uma narrativa!
Até então eu só falei da questão de aprimorar a narrativa, de criar uma ambientação menos superficial, mais rica e visual!
No entanto, usei apenas exemplos, as dicas estão aqui para vocês:


1 - Contato com filmes, livros e games!

Você pode ser O MESTRE dos RPGs. Pode sacar leras do sistema e do mundo em q vc vai narrar. Mas... lembra do mini cachorro quente que eu falei na primeira parte desta matéria? pois é... coloca uma mostarda nele e um bacon p ficar show! heheheheh.

"O que vc quer dizer com isto?"

Simples!
Jogue video game/pc, leia bastante, pesquise sobre eventos históricos, lugares e outras coisas que tiver interesse, assista filmes de todo tipo que curtir. 
ENRIQUEÇA sua bagagem cultural!
Isto vai encher a sua cabeça de idéias, vc vai se apaixonar por alguns cenários, tramas, características de personagens, e vai te servir de inspiração na criação de elementos de sua crônica!


2 - Música durante o jogo

Abra seus ouvidos para tudo que contenha uma trilha sonora!
Trilhas de jogos, animes, filmes e desenhos são excelentes para se criar um clima diferente.
Separe pastas com músicas de batalha, músicas de cenas de ação, músicas épicas, de descontração, suspense, drama... ou então separe-as pelo nome das trilhas sonoras mesmo. 
Independente de como use as músicas, NÃO deixe elas faltarem em seu jogo. O clima da narrativa, a emoção dos jogadores, toda a emoção será elevadoa durante a sessão.



3 - Mude a voz

Ultimamente não tenho visto isto em algumas mesas, tanto por parte de jogadores quanto por parte de mestres.
É algo essencial para que a trama ganhe mais sabor!
Os personagens têm personalidade, têm características, têm o poder da VOZ acima de tudo!

Ninguém imagina que o terrível Rei Orc tenha a voz de um adolescente de 15 anos ¬¬ dá um desconto né!
Dê aquela pigarreada, faça uma voz gutural e solte sua alma na interpretação!
Além do tom da voz, dê um charme nela, dê uma característica facial no npc/personagem.

Ele costuma falar sonhadoramente, distraído, com um ar leve? 
Ele é o Rei Orc? ele torce o rosto todo quando fala?
RPGistas excepcionais fazem isto sempre. O personagem é mais que um pedaço de papel!

Uma dica excelente para o mestre também é usar entonações diferentes para momentos diferentes!

"Como assim?!"

- A cena é de suspense? 
Fale baixo, arraste sua voz... uma voz baixa faz com que todos se calem e prestem MUITA atenção no que está dizendo.
- É uma cena em uma descontraída taverna? 
Fale alto e alegremente, vc passará sensação de liberdade e aconchego para os jogadores.
- A cena é um drama? 
Use uma voz suavemente sinistra, carregue o sentimento na fala e enfatize palavras que devem ser destacadas na cena.

Estas são apenas algumas dicas que irão enriquecer seu jogo!
Use-as e comprove os resultados.
É assustador como o seu RPG pode melhorar quando vc coloca "a mostarda e o bacon" no mini cachorro quente.

Abração e até a próxima!!


2 comentários:

  1. Muito bom, muito bom mesmo!!

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  2. Valeu cara!
    se tiver algum assunto que queira maior aprofundamento, basta participar do blog aí.
    abraço!

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