Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A Song of Ice and Fire - 3d&t

Há algum tempo, havia um site chamado Bardo Arconte (eu acho que o nome é esse mesmo), o blog era ótimo, cheio de bons materiais para enriquecer qualquer mesa de RPG. Infelizmente, esse blog já não existe mais; mas, fuçando o meu arquivos antigos, achei aqui uma compilação de pequenas adaptações que esse extinto blog fez. Trata-se dos personagens dos livros da série do Guerra dos Tronos para 3d&t.

Então, pretendo publicar aos poucos os personagens que o pessoal do Bardo Arconte criou para esse sistema tão simples que é o 3d&t. Vale notar que por ser um sistema simples, o mais interessante não estão nos dados das fichas, mas na sutileza da combinação do background do personagem com os atributos e vantagens.

Existe um certo repúdio com o 3d&t por parte de muitos jogadores de RPG, mas, na minha opinião, esse é um dos sistemas que mais requerem bons jogadores, porque para jogá-lo é muito simples, qualquer um consegue, as regras são poucas e fáceis. Mas para conseguir extrair todo o potencial do 3d&t é necessário uma boa dose de abstração e imaginação e doses cavalares de parcimônia e bom senso. Isso para não criar aberrações pelo simples motivo de ser possível fazer.

A verdade é que o 3d&t é um RPG que permite um jogador fazer um personagem apelão e anti-jogo com grande facilidade, por isso mesmo é necessário que somente bons jogadores de RPG - aqueles que se importam mais com a interpretação, com o ambiente e com a diversão - que são capazes de ver diversão nesse RPG tupiniquim.

Sem mais baboseiras, aqui vão dois personagens:

-Jeor Mormont “o Velho Urso”: também conhecido como o Velho Urso, é o nonigentésimo nonagésimo sétimo Comandante da Patrulha da Noite. Ele comanda a partir de seu quartel-general, a fortaleza de Castelo Negro, ao centro da muralha. Jeor, antigo chefe da casa Mormont e Senhor da Ilha dos Ursos, abdicou o seu lugar em favor de seu filho, Jorah, e juntou-se à Patrulha da Noite, cujos declínio lhe parecia preocupante. Mais tarde, seu filho foi condenado à morte, mas fugiu deixando para trás a espada da família, Garralonga. Quando o filho bastardo de Ned Stark, Jon Snow, ingressa na patrulha da noite, O Velho Urso o toma como uma espécie de protegido.
Jeor Mormont: F2, H2, R3, A2, PdF0, PVs15, PMs15
Vantagens e Desvantagens: Arena: ermos, Armadura Extra: frio/gelo, Boa Fama, Patrono (Patrulha da Noite), Código de Honra (da Gratidão, dos Heróis, da Honestidade).
Arma Mágica: Garralonga: F+1, Flagelo: youkais.


-Jorah Mormont: quando Jorah se tornou adulto, seu pai juntou Patrulha da Noite, a fim de dar Jorah o senhorio da Casa Mormont. Sua primeira esposa, da Casa Glover, abortou três vezes e morreu após a terceiro depois de quase dez anos de casamento. Jorah lutou na Rebelião Greyjoy e recebeu o título de cavaleiro pela sua bravura. Em um torneio, se apaixonou por uma nobre e, vencendo o torneio, casou com ela e a levou para a Ilha dos Ursos. Para manter a vida que sua nova esposa estava acostumada, gastou até a última moeda. Em dificuldades, vende alguns caçadores furtivos para mercadores de escravos Tiroshis, o que faz Lorde Eddard Stark o condenar à morte por isso. Sem aceitar a pena, ou mesmo vestir o negro, ele foge de Westeros. Quando Daenerys Targaryen casa com Khal Drogo, Jorah passa a ser protetor da última dos dragões.
Jorah Mormont: F3, H2, R2, A2, PdF0, PVs10, PMs10
Vantagens e Desvantagens: Ataque Especial (F), Má Fama, Protegido Indefeso (Denerys Targaryen).


Imagens: dloliver e Remainaery




Um comentário:

  1. Que foda o post! Adorei a ideia de montar uma ficha para os personagens de GOT. Eles já tem cara de personagens de RPG.

    ResponderExcluir